quarta-feira, 28 de abril de 2010

CONSCIENCIA AMBIENTAL E OUTRAS CONSCIENCIAS
ALGUMAS PESSOAS TÊM, OUTRAS NEM SE LIXAM....

Uma pessoa me parou na rua, em Guanambi, para me dizer que não adianta falar de educação ambiental, de preservação e “estas coisas”, porque o baiano é mal-educado e não tem consciência ambiental...
Isto é uma grande besteira.
Aprendi, com a vida, que existem boas e más pessoas em todos os lugares do mundo; da mesma forma, existem pessoas honestas e desonestas na Bahia, no Japão ou no Jebe Jebe da Baixa da Égua... não importa a localização, o ser humano é um bicho muito diversificado.
Ví “pessoas” derrubando as arvores e matando elefantes de fome no Nepal. Ví “gente” jogando lata de cerveja pelas janelas do ônibus na Bolívia. Ví, também, “seres humanos” matando leões por esporte na Tanzânia....
Mas, também vi GENTE dedicada à preservação no Nepal, vi PESSOAS cuidando das florestas na Bolívia e vi o povo Massai falando de segurança ambiental na Tanzânia.
Existem boas e más pessoas em qualquer lugar do mundo, existem pessoas com consciência ambiental e “pessoas” sem nenhuma consciência em qualquer parte do mundo.
Falar que baiano não preserva o meio-ambiente tem cheiro de crime, crime de preconceito racial, preconceito geográfico, sei lá... E toda forma de preconceito é idiotice.
Uma vez, em Campinas, me disseram que não acreditavam que eu era baiano... porque, na ótica do “animal” que falava comigo, não existe baiano culto, não existe baiano de pele branca nem baiano bem vestido.. Juro, esta não estou inventando; ouvi isto de uma besta quadrada paulista... mas, claro, existem também paulistas inteligentes, paulistas conscientes. Mas, claro, também tem paulista idiota, paulista sem consciência e baiano também....
Outra viés do preconceito é a questão racial. Tem gente que é preconceituoso e tem até orgulho disto --- puros animais imbecís.
Existem negros idiotas e brancos também. Da mesma forma, existem negros conscientes e brancos conscientes também. Brancos inteligentes e negros inteligentes, Brancos honestos e negros honestos. Brancos ladrões e negros ladrões também. Também azuis, verdes, amarelos e outras cores, claro....
A pessoa mais inteligente que já conheci na vida é um negro africano da Tanzania, o Dr. Nocuelane, meu dileto amigo e ex-professor no curso de Doutorado.
Outro dia, um colega me dizia que não suporta o cheiro das negras... Preconceito idiota e problema dele, porque a mulher que eu amo tem um cheiro divino,... aliás, cheiro e o resto também, além de ser a mulher mais linda, inteligente, mais guerreira e mais honesta que já conheci...e é negra como a noite, graças a Deus.

Geraldo Bacelar Antón
bacelar@ymail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo. Escreva sua opinião, sua crítica, seu elogio --- não importa. Lerei e comentarei todos...