domingo, 23 de maio de 2010

Dar es Sallam

Da série: antes de voltar ao Brasil me apaixonar perdidamente e tentar fincar raízes, como agora faço...

Dar es Sallam, capital da Tanzania --- belíssima cidade muçulmana no Oceano ìndico 

Tudo que se possa falar de Dar es Sallam é bobagem perante o que se vê. Cidade muçulmana indiana, antiga capital da Tanganica, colonia inglesa, que após a independencia, juntou-se a Ilha do Zanzibar (tambem belíssima, falarei dela adiante) e formou a Tanzania. Tanzania dos safaris, do Monte Kilimanjaro, da cerveja Kilibeer (deliciosa...)
Uma das maiores surpresas foi encontrar (e viajar nele) em uma companhia aérea local, Air Tanzania, o EMB Brasilia, avião fabricado no Brasil pela Embraer e que vôa pelo mundo todo. Ficava cheio de orgulho toda vez que entrava no Braslia e dizia aos Comissários: "I´m of Brazil", sou uma besta mesmo, rsrs.
Cidade quase toda muçulmana, os indianos dominam  todo o comércio.
Desconfiados, sovinas, os indianos são um caso a parte. Estas fotos são do aeroporto de Zanzibar, embarcando em um vôo regional para Dar es Sallam.

Dar es Sallam tem poucas praias, como conhecemos no Brasil. Existe o litoral Índico, claro, mas praias com barracas, cervejas, carangueijos etc não é bem a "praia" deles. Em Dar es Sallam, quando quero beber a kilibeer gelada vou ao Slip Way, um centro comercial na beira da praia, no qual os gatos comem nas mesas junto aos fregueses (bichinhos porcos estes indianos...).

Quando reclamei dos gatos, os Garçons e o Gerente me disseram que era normal, porque os bichinhos são criação de Alá....
Um dia, eu estava acompanhado por uma Sueca (Sarah) que conhecí no Zanzibar (atenção, Santinha, isto foi antes de eu lhe conhecer), ela me disse que também achava normal --- a filha de uma égua já morava entre os muçulmanos ha 10 anos e ja tinha assimilado a cultura... Porca, mas bela. Deixa pra lá.
Na cidade ha outdoors interessantes para nós, brasileiros, como este abaixo, do sabão OMO (sabiam que omo é uma marca mundial??)


Será que aí está dizendo algo como: "omo lava mais branco???"
Está em Swahhily, a antiga lingua local da Tanzania, antes do Inglês ser adotado como lingua oficial. Aliás, o dinheiro local --- shinlingi --- é muito interessante, pois tem o anverso em Swahhily e o verso em Inglês.
Existem também propagandas muito boas da "minha" cerveja, que apelidei carinhosamente de kilibeer, mas chama-se Kilimanjaro....


Cidade moderna, com traços claros da colonização inglesa, deve aos muçulmanos indianos o progresso que experimenta. Diferente da nojenta e porca colonização portuguesa, os ingleses procuraram contruir belos predios, aeroportos modernos, além de estradas, pontes etc. Diferentemente dos portugueses que, por onde passaram, apenas retiraram as riquezas e, o pouco que construiriam, destruiram ao sair....

Eis um outdoor, em Inglês, falando das qualidades da "nossa" kilibeer....
Abaixo, vista parcial da Embaixada brasileira:


A Associação Dinamarquesa prefere contratar pessoal local, sempre, para os serviços administrativos e de apoio, e nestas fotos estou ao lado de dois Colaboradores tanzanianos da MS. Acima o meu carro de trabalho, um Hylux 4x4.
Eis mais alguns instantâneos da vida de Dar es Sallam, esta incrível metrópole índica:








Em dezembro, estarei lá outra vez... e desta vez levo minha Santinha comigo...

2 comentários:

Seja bem vindo. Escreva sua opinião, sua crítica, seu elogio --- não importa. Lerei e comentarei todos...