quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

A LENTIDÃO NO ATO DE PENSAR....

Os Portugueses são famosos no Brasil pelas “piadas de português”, todas,invariavelmente, ligadas à “lentidão no ato de pensar”, ou em perfeita e boa língua pátria: à burrice dos “irmãos” ultamarinos.


Sou brasileiro e estive em Portugal e em outras ex-colônias portuguesas, como Moçambique e Guiné Bissau e posso garantir que a fama de “lentos no ato de pensar” só se iguala à fama, também muito grande, de “pouco higiênicos” ou “porcos”, como se diz no Brasil.

Em Moçambqiue e Guiné, ambos recem-independentes, os costumes portugueses ainda dominam o dia-a-dia dos cidadãos que, coitados, estão impregnados da forma portugesa de ser.

Escrevi algumas vezes sobre isto e, confesso, é hilariante observar a forma portuguesa de ser que ainda dominam nas ex-colonias. A lógica do Cidadão Português não tem lógica --- eles não conseguem entender nada que exiga alguma articulação mental. Fui parte integrante da piada em várias oportunidades em Portugal e em suas ex-colonias africanas, participando de diálogos sem sentido que me proporcionaram intensas crises de riso.

Agora, na Amazonia, onde os costumes ainda são primitivos, entendo melhor a situação dos nossos irmãos nortistas e nordestinos --- como a educação não chegou no Norte e Nordeste com a mesma intensidade que chegou ao Sul, estes criaram, mais rapidamente, uma “forma brasileira” de ser, independente dos nojentos costumes portugueses. Assim sendo, os nordestinos e nortistas ainda são deseducados e têm costumes primitivos como os Portugueses de outrora que dominavam a terra.

Sendo assim, a unica maneira de “libertar” os irmâos nortistas e nordestinos é através da cultura e educação que, ao longo do tempo, implementará uma “cultura brasileira” na região, levando as pessoas a pensar, a criar boas práticas, a não jogar lixo nas ruas, se libertando destes, e tantos outros, costumes do modo português de ser.

Sei que, se algum leitor eu tiver a honra de ter, pode ser que alguém considere que tenho pré-conceito contra os portugueses... verdade, tenho mesmo, rsrs. E, posso assegurar, faço parte da intensa maioria mundial. Em todos os lugares mais ricos do mundo, Portugal e os portugueses são considerados o que eles realmente são: sujos, não gostam de banho, não conseguem articular uma frase completa. Trata-se, na realidade, de um País extremamente pobre, com costumes ainda medievais mas que, graças a sua localização estratégica, transformou-se em uma grande colonizador há alguns anos atras --- e, até hoje, vive apenas do que roubou (valores materiais e culturais) das suas ex-colônias, como Brasil, Moçambique, Angola etc.

Fico pensando como o Brasil seria outra Nação se houvesse sido colonizada pelos ingleses, holandeses ou franceses. Somos muito mais ricos que a America do Norte, temos muito mais petróleo que a Venezuela, muito mais recursos naturais que o Japão e um povo muito mais diversificado... mas, tivemos a infelicidade de ser colonizados pelos portugeses e os costumes ancestrais daquela cultura nojenta, a lentidão no ato de pensar e a compulsão pelo mais fácil, ainda estão impregnados em nossa cultura.

Pena que alguns brasileiros menos avisados ainda achem que Portugal é primeiro mundo...

3 comentários:

  1. A maioria dos portuguêses são instintivamente assim mesmo... Pena, um país tão bonito ter pessoas tão toscas

    ResponderExcluir
  2. Achei o texto sem sentido.
    Um exemplo: primeiro você diz que os habitantes do norte e nordeste brasileiros ficaram livres da colonização portuguesa e que por isto desenvolveram a forma brasileira de ser. Em seguida, diz que se tornaram primitivos como portugueses e que precisam ser libertados pela educação do resto do país, que levaria para eles a cultura brasileira.

    ResponderExcluir
  3. O texto é primoroso. Concordo plenamente com o que está escrito...

    ResponderExcluir

Seja bem vindo. Escreva sua opinião, sua crítica, seu elogio --- não importa. Lerei e comentarei todos...